BANDA DOS TIROLESES

Como era de costume na Áustria, muitas pessoas participavam das bandas locais e no primeiro grupo de emigração austríaca para Treze Tílias, no ano de 1933, alguns músicos formaram ainda durante a viagem a “Musikkapelle Dreizehnlinden”.

 

A Banda dos Tiroleses que mantém atividades ininterruptas desde a fundação, se apresenta em vários eventos em Treze Tílias, como a Tirolerfest, Festividades de Natal, Expotílias e Semana da Escultura.

 

Além dos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal, a entidade também realiza concertos durante o ano, onde apresenta peças tradicionais austríacas e tiroleses, músicas brasileiras e internacionais.

 

 

Contato:

 

Presidente: Arminso Ansilieiro Junior

Fone: (49) 9 9980 1508

E-mail: bandadostiroleses@gmail.com

Site: www.bandadostiroleses.com e www.mk13linden.com

  • Banda dos Tiroleses
  • Facebook - Black Circle

CORAL TIROLER ECHO

O Coral Tiroler Echo se apresentou pela primeira vez na Missa de Natal do ano de fundação de Treze Tílias, 1933. O responsável pela formação do coral foi o engenheiro Johann Völgyfy, que regeu o coral até 1938, quando retornou para a Áustria, passando a regência para seu aprendiz Gabriel Hausberger.

 

Gabriel Hausberger foi regente até o ano de 1978, quando o coral encerrou suas atividades, que seriam retomadas no ano de 1981 com o retorno para Treze Tílias do maestro Bernardo Moser que é o atual regente do grupo.

 

O coral interpreta principalmente canções tirolesas e melodias antigas, apresentando muitas vezes durante o ano, principalmente em missas.

 

O traje é típico tiroles, inspirado na região de Wildschönau - Tirol.

Contato:

 

Maestro: Bernardo Moser

Fone: (49) 3537 1388

Presidente: Hilda Klotz

Fone: (49) 9 9914 7335

  • Facebook - Black Circle

CORAL HOBBYSÄNGER

O Coral Hobbysänger iniciou em 1993 com um pequeno grupo de cantores que se reuniam para cultivar a música.

 

Estes primeiros encontros foram realizados nas casas dos participantes. A cada ano o grupo crescia e hoje o Coral Hobbysänger já representa Treze Tílias em diversas apresentações em outras cidades.

 

A filosofia inicial permanece ainda hoje no grupo, democratizar o conhecimento musical e integrar as pessoas através do canto.

Contato:

 

Presidente: Irineusa Artmann

Fone: 3537 7310

CORAL AMICI DELLA CANTORIA

Contato:

 

Presidente: Liduíno Cecconello

Fone: 3537 0655

GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS AUSTRÍACAS SCHUHPLATTLER

O Grupo de Danças Folclóricas Schuhplatter é o mais antigo grupo de danças de Treze Tílias.

 

Fundado no ano de 1933,  foi coordenado até o ano de 1950 por Lorenz Leitner e Luiz Metzler. Depois o grupo foi coordenado por Erwin Felder até 1980, até 1990 por Ewald Felder e seus irmãos. Depois passou para a coordenação de Rosana Klotz e Erwin Felder Júnior e hoje é organizado por este último.

 

O Schuhplatter fez apresentações em vários estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília e também se apresentou no exterior, na Argentina, Paraguai, Áustria e Itália.

Contato:

 

Presidente: Erwin Felder Júnior

Fone: (49) 9 9980 2500

LINDENTAL TANZ GRUPPE

O Grupo de Danças Lindental foi fundado no dia 25 de março de 1995, por Valter Felder, no município de Treze Tílias.


O fundador morou seis anos na Áustria onde participou de um grupo de danças folclóricas tirolesas. Com isso, tem base para ensaiar o grupo e acompanhar as danças com seu acordeon.


O grupo faz apresentações em hotéis e restaurantes da cidade, onde mostra a cultura e a tradição austríaca aos turistas, além de realizarem apresentações em outras cidades e países.


O repertório traz grande quantidade de músicas, todas seguindo o estilo austríaco marcado pelo sapateado. O traje foi confeccionado seguindo os modelos da Áustria.

Contato:

 

Presidente: Valter Felder

Fone: (49) 3537 0658

E-mail: minicidade@yahoo.com.br

GRUPO DE DANÇAS TIROLER PLATTER

A Associação Cultural Austríaca Tiroler Plattler foi fundada em janeiro de 2000, na cidade de Treze Tílias, com o objetivo principal de promover e difundir o folclore tirolês em todo Brasil.


O repertório compreende em danças que resgatam os principais passos da cultura tirolesa empregando artefatos utilizados no cotidiano de nossos antepassados.


O passo marcante da dança é o Schuhplattler, um sapateado muito antigo de origem celta praticado nas regiões alpinas da Áustria, Alemanha e Itália. A Valsa, o Boarischer e a Polka também estão presentes em nossas danças.

 

As vestimentas do grupo seguem as características austríacas sendo que os trajes femininos são originários da região de Wildschönau e os trajes masculinos da região do Tirol.

Contato:

 

Presidente: Giovani Ceron

Fone: (49) 9 9994 2232

E-mail: tirolerplattler@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle

GRUPO DE DANÇAS ALPEN MASTER

Com o objetivo de resgatar o prazer em expressar a dança folclórica austríaca, o Grupo de Danças Folclóricas Alpen Master foi criado em setembro de 2001.

 

O grupo desenvolve suas atividades com a preocupação em divulgar a legítima dança folclórica austríaca, principalmente da região do Tirol, local de origem da maioria dos imigrantes austríacos que colonizaram Treze Tílias.

Contato:

 

Presidente: Lúcia Anrain

Fone: (49) 3537 0527

GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS WESTFALEN

Fundado em 07/06/1998, é constituído cerca de 40 integrantes que tem por objetivo preservar e difundir a cultura alemã do município de Treze Tílias.

 

O Grupo Westfalen reúne em seu repertório, danças acrobáticas e de alto vigor físico, privilegiando danças folclóricas mais rápidas (executadas em polka), com alto padrão coreográfico. Com apresentações em diversas cidades do país, apresentou-se também em festivais de dança no Paraguai, Argentina e Uruguai.

Em 2010, através de sua Associação Germânica Westfalen,  realizou parceria com a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, sendo responsável pela revitalização e caracterização em estilo alemão do pavilhão da comunidade, reunindo em um só local as manifestações artístico-culturais dos descendentes de alemães em Treze Tílias.

 

Contato:

 

Presidente: Ágatha Cristina Speck Mallmann

E-mail: rh@bateriaspioneiro.com.br

  • Facebook - Black Circle

GRUPO DE DANÇAS ITALIANAS VOLARE

O Grupo de Danças Italianas Volare faz parte da Associação Vêneta de Treze Tílias e teve seu reinício em abril de 2012, contando hoje com aproximadamente 20 integrantes, os quais se orgulham em mostrar através das danças o folclore de suas raízes.

Tem um trabalho sério e fiel, participando de diversos eventos pelo país e mostrando sempre danças alegres, vibrantes e festivas de diversas regiões da Itália. A maioria das músicas que fazem parte do repertório do grupo são tarantelas, devido ao seu ritmo alegre e rápido.

No ano de 2012 o grupo confeccionou o novo Traje, sendo este da região
de Belluno, caracterizando ainda mais suas origens e sua história, mantendo ao máximo sua originalidade!

Contato:

 

Presidente: Ezequiel Dambroz

Fone: (49) 9 9108 1712

E-mail: ezequieldambroz@hotmail.com

CCDL - CENTRO CULTURAL DONA LEOPOLDINA

O Centro Cultural Dona Leopoldina (CCDL) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural, educativo e social. Foi fundado em 1969 por iniciativa do Prof. Karl Ilg, docente da Universidade de Innsbruck, Tirol, na Áustria. São objetivos do CCDL

 

  • Desenvolver atividades culturais relacionadas às influências culturais e históricas da imigração austríacas no Brasil e na cidade de Treze Tílias;

  • Promover cursos, palestras, conferências, debates e eventualmente a publicações de material bibliográfico cultural, relacionado à realidade da cidade de Treze Tílias, à imigração austríaca e à contribuição cultural da Áustria no Brasil;

  • Cooperar com os poderes públicos e com entidades congêneres na solução de questões de interesse coletivo de seus associados e para o bem cultural de Treze Tílias;

  • Promover o ensino da língua alemã em Treze Tílias por meio da Escola de Alemão Dr. Karl Ilg (Karl Ilg Schule), ligada ao CCDL;

Contato:

 

Presidente: Brigite Moser Falchetti

E-mail: centroculturaldl@gmail.com

Site: www.ccdl.org.br

  • Facebook - Black Circle

CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TREZE TÍLIAS

No ano de 1995, Treze Tílias viu nascer mais uma nova entidade de extrema importância para o bem estar e segurança de toda a população, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias. A iniciativa se deu através do Sr. Conrado Moser, que em viagem à Áustria conheceu o Sr. Erich Wegscheider (Comandante de um Corpo de Bombeiros Voluntários na região de Zillertal). Deste encontro surgiu uma grande amizade e a idéia de montar um sistema parecido em nosso município. Em abril de 1995, o Sr. Wegscheider, em visita ao Brasil, auxiliou na fundação e montagem de um grupo de Bombeiros Voluntários.

 

Fazendo parte da ABVESC – Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina, a qual nos representa a nível estadual, obtÉm respaldo e cursos de aperfeiçoamentos periódicos. O Corpo de Bombeiros Voluntários de treze Tílias conta recentemente com 22 membros que dedicam suas vidas a ajudar a dos próximos.

Contato:

 

Presidente: Adelino Ferronatto

Fone: (49) 3537 0381

  • Facebook - Black Circle

BANDA DORFMUSIK TREZE TÍLIAS

1/2

Em agosto de 2007, foi fundada em Treze Tílias a Banda Estudantil. Um projeto da Prefeitura Municipal para fomentar o ensino da música entre os jovens.

Desde sua fundação, a Banda Estudantil sempre esteve muito ligada a Banda dos Tiroleses e a partir do ano de 2016, o grupo passa a ser responsabilidade da mesma e tem seu nome alterado para Dorfmusik Treze Tílias.

A Dorfmusik conta com repertório variado e se apresenta em diversas festividades do município como na Tirolerfest, festividades de Natal, Bairro Fest e Concerto Anual.

Contato:

 

Presidente: Armindo Ansilieiro Junior

Fone: (49) 9 9980 1508

E-mail: bandadostiroleses@gmail.com

Site: www.bandadostiroleses.com e www.mk13linden.com

MARKUS ASTNER UND SEINE TIROLER MUSIKANTEN

No ano de 2011, Markus Astner deixou o Tirol - Áustria para trás e chegou à Treze Tílias - Brasil, iniciando uma nova vida.


Em pouco tempo, alguns músicos da Banda dos Tiroleses tiveram interesse em montar um grupo para tocar músicas típicas da velha pátria e fazer algo que ainda não tinha na cidade. E então, Markus Astner montou um grupo e os ensaios comecaram.


Seu pai, Andi Astner foi músico no grupo Andi Astner und seine Inntaler Musikanten e também participou do grupo Viller Spatzen e o grupo adotou muitas das músicas destas duas grandes bandas, como também, músicas das bandas Oberkrainern, Alpenoberkrainer e Egerländer Musikanten.

 

Contato:

 

Coordenador: Markus Astner

E:mail: markus.astner@yahoo.de

  • Facebook - Black Circle

TANZGRUPPE EDELWEISS

Tanzgruppe Edelweiss foi fundado no ano de 2016 por amigos que encontraram na dança uma forma de se divertir e preservar a cultura austríaca em Treze Tílias!

 

Contato:

 

Coordenador: Valter Felder

Fone: (49) 3537 0658

E-mail: minicidade@yahoo.com.br